Os 4 cuidados para ter um aquecedor solar eficiente durante o inverno
Sistema de Aquecedores Solar Ilustração
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Há simples cuidados que podem manter seu aquecedor solar eficiente durante o inverno. Afinal, todos nós adoramos um banho quente.

1- Lave os vidros dos coletores

Uma boa prática é manter os vidros das placas dos coletores solares sempre limpos. É recomendável lavá-los pelo menos uma vez a cada seis meses, mas a frequência pode ser maior dependendo do nível da poluição da região.

É muito importante que a limpeza seja realizada no período da manhã e em um dia nublado, quando as placas não estiverem quente, para não danificarem os coletores com o choque térmico.  Esfregue com água e sabão cuidadosamente os vidros, sem forçá-los com uma vassoura de pelos macios e enxágue. Prontinho e limpinho!

Vale lembrar que cuidados com segurança nunca são demais, analise antes o telhado e utilize uma escada apropriada. Não recomendamos que subam no telhado, muito menos que andem sobre ele. Em caso de dúvida, entre em contato conosco.

2- Verifique se o termostato está funcionando

O termostato é um acessório muito importante para o aquecedor solar, apesar de não ser muito utilizado, o que é positivo. Esse equipamento nada mais é que uma resistência elétrica programada para aquecer a água quando a temperatura da água diminui em relação ao programado. 

Apesar de ser bastante durável e exigir pouca manutenção, ele pode queimar. Na nossa região não temos um inverno rigoroso, mas é sempre bom verificar o termostato, principalmente próximo do inverno para não ser surpreendido.

3- Esvazie os coletores em caso de temperaturas negativas

Parece brincadeira, mas nesse mês de Julho, no Brasil, algumas regiões estão enfrentando temperaturas negativas devido a uma frente fria. Se ocorrer o congelamento da água dentro dos coletores, a tubulação de cobre pode romper, consequentemente causar a perda da placa.

Isso ocorre pois, quando a água muda de estado líquido para sólido ocorre uma expansão volumétrica de 9%, rompendo a serpentina dos coletores solares, se o mesmo estiverem vazios não sofrerão dano algum. 

Existe no mercado um equipamento que pode ser instalado para evitar o congelamento da água. Uma outra alternativa mais econômica é que seja feita a drenagem total da água dos coletores, importante deixá-los “vazios” durante este período de frio intenso. Veja como fazer:

SISTEMA SOLAR FORÇADO

1 – Desligue a micro bomba e feche os registros de alimentação e retorno dos coletores.

2 – Retire o plug roscado na parte de baixo dos coletores para drenar a água.

SISTEMA SOLAR TERMOSSIFÃO

1 – Feche os registros de alimentação e retorno dos coletores (no boiler).

2- Solte o plug roscado na parte de baixo do coletor para drenar a água dos coletores.

Após a passagem da frente fria é só recolocar o plug e abrir os registros novamente e tudo volta a funcionar normalmente sem nenhum prejuízo.

Um sistema sistema de aquecimento solar é um equipamento de alta durabilidade e baixo índice de manutenção, claro que isso depende da qualidade do equipamento e da forma como foi instalado. No entanto, alguns cuidados podem melhorar o desempenho do aquecedor solar no inverno.

confira: